quinta-feira, 1 de abril de 2010

Filo-Café DRAMA E PLATEIA em S.João da Madeira




Depois de dois anos de ausência, o Filo-Café regressa à cidade de S.João da Madeira. Desta vez, com um tema sobre o teatro, uma vez que este evento se encontra inserido no IV Festival de Teatro de São João da Madeira.

DRAMA E PLATEIA: A VIDA COMO ESPECTÁCULO.

Quando Shakespeare colocou na boca de Hamlet a famosa frase "O mundo é um palco", para além de querer afirmar o sentido da sua vingança, o bardo postulou uma questão interpretativa moderna em relação entre a Arte, a Vida e as suas representações.

Se, nunca como agora, o Mundo está transformado num palco Tragicómico, onde está a plateia? Estaremos nós de que lado da cortina? Sonhamos ser como Aristófanes - crítico de situação social, não muito diferente da nossa actual? E Antígona, hoje seria uma heroína ou uma maníaco-depressiva?

No fundo: Quem tomará conta da História?

Teixeira Moita.

O QUE É UM FILO-CAFÉ?

Um Filo-Café é, no essencial, um espaço público de trocas. Real. Com pessoas vivas, para lá do virtual . A partir de um tema, há uma pequena comunicação (não superior a dez minutos) que serve para estimular a emissão do pensamento aberta a todos os presentes .

No meio das trocas de pensamento surgem emissões artísticas: Pequenas performances, música, poesia, , etc. Isto é: a conversa é espontânea, a emissão artística é "preparada" antecipadamente. No espaço onde se realiza o Filo-Café há também lugar para a exposição de fotografia, pintura, escultura, instalação. É efémero. A participação na conversa é absolutamente livre. As inscrições livres, destinam-se às pessoas que querem apresentar apresentar algum trabalho artístico.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES GRATUITAS NAS SEGUINTES ÁREAS:Poesia, Performance, Teatro, Fotografia, Pintura, Dança, Multimédia, Artesanato, Música, Escultura, Pensamento, Literatura, etc,

PARA INDICAR O NOME E ÁREA DE ACTUAÇÃO, FAVOR LIGAR PARA O SEGUINTE NÚMERO: 966 410 970

COORDENADOR: Teixeira Moita
Convidados confirmados(sujeito a actualizações):
Teixeira Moita Porto - Pensamento, música Elisabete Monteiro Vila Nova de Gaia -Pintura; Alexandre Teixeira Mendes Porto - Pensamento; Jorge Velhote + Sara Canelhas Porto, Poesia; Susana Correia Oliveira de Azeméis, fotografia; Nelson Silva Porto, Fotografia; Júlia Esmeralda Porto, Poesia Carlos Araújo Alves Portugal, Pensamento; Floriano Martins Portugal, Poesia; Mariola Kleine Kartoffel Soutelo Portugal, Pensamento; Inês Ramos Lisboa, Poesia; Virgílio Liquito Portugal, Poesia; Pedro Laranjeira Portugal, Poesia+Pensamento; Tiago Moita S.João da Madeira, Poesia+Pensamento

O Filo-Café terá lugar no ART7< a 14 DE ABRIL DE 2010, Quarta-Feira, às 21H30

A entrada é livre.

2 comentários:

Hermínia Nadais disse...

Pena que a distância e a actividade nos force a não participar em realizações tão interessantes.

Unknown disse...

Belo trabalho
Clara Braga