terça-feira, 18 de março de 2014

POESIA À MESA 2014: A POESIA ESTÁ NA MESA E NA RUA EM S.JOÃO DA MADEIRA!




Mais uma vez, regressa a São João da Madeira,pelo 11º ano e pela 12ª Edição consecutiva, a campanha cultural POESIA À MESA. Um evento, do qual sou suspeito em apoiar - visto que assisto e participo nele desde 2004 -, mas que nunca deixo de o promover. Trata-se de uma das maiores e mais originais manifestações de homenagem à Poesia, onde o associativismo e a cultura se aliam numa simbiose perfeita com a cidade e o concelho, tornando São João da Madeira numa dos principais focos de atenção e dinâmica cultural das Terras de Santa Maria dos últimos tempos.

Os poetas homenageados este ano são VASCO GATO, JORGE DE SOUSA BRAGA, ANA PAULA TAVARES, INÊS PUPO, JOSÉ CARLOS ARY DOS SANTOS e LUÍZA NETO JORGE.

Eis o programa deste ano:

DATAS E EVENTOS A TER EM CONTA  

14 DE MARÇO, 18H00

Inauguração da Exposição de Pintura e Poesia ENTRE AS MÃOS E O SONHO de Adão Cruz e João Alexandre, Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo em São João da Madeira (patente até 14 de Abril)

18 DE MARÇO, 18H00

Tertúlia Poética dos poetas sanjoanenses, Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo em S. João da Madeira

19 DE MARÇO, TODO O DIA

Oficina Um Poema para o meu pai.
Abertura da exposição Poesia de Encantar trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do Projecto Educativo Municipal. Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo em São João da Madeira.

20 DE MARÇO, 10H30 e 14H30

adVERSUS - Espectáculo Poe´tico de Largo Espectro

Estás triste? tem insónias? Sofre de comichões na carteira e de urticárias profissionais? Sente-se sem forças? Acha que anda a chocar uma depressão? O adVERSUS é um concentrado de sonhos que contém substâncias activas com efeitos imediatos na forma de olharmos o mundo à nossa volta. Há quem diga que a nossa sociedade está doente. E se lhe administrarmos uma boa dose de Poesia? O adVERSUS é isso mesmo. O prazer de dizer o mundo com as palavras dos poetas.

Paços da Cultura, ANDANTE associação artística
Peça direccionada para jovens a partir dos 15 anos.

21 DE MARÇO, 14H00

Quem escreveu o meu livro? com INÊS PUPO e GONÇALO PRATAS

21H30
PEREGRINAÇÃO POÉTICA com o actor Pêpê Rapazote e as associações culturais da cidade. Organização e apresentação pelo actor Pedro Lamares. Participação dos poetas José Fanha, Inês Pupo e Ana Paula Tavares. ZONA PEDONAL

Espectáculo de animação de rua com a associação ECOS URBANOS

22 DE MARÇO, 21H45

SERÃO POÉTICO com a actriz Ana Zanatti e o saxofonista José Menezes. Apresentação e participação do actor Pedro Lamares e do poeta José Fanha, PAÇOS DA CULTURA.

28 DE MARÇO, 18H00

Cerimónia de entrega de Prémios do concurso POESIA NA CORDA
Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo em S.João da Madeira

DURANTE A SEMANA

Poesia na Corda, Praça Luís Ribeiro (14 e 22 de Março)

Exposição Poesia de Encantar, trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do Projecto Educativo Municipal, Bilbioteca Municipal Dr. Renato Araújo em São João da Madeira.

À Mesa com Poesia, poesia nos restaurantes (17 a 22 de Março)

Oficinas de Poesia nas Escolas (10 a 21 de Março)

Poesia nas Fábricas (17 a 21 Março)

Sem comentários: