domingo, 22 de fevereiro de 2015

POEMA "FOGO SOBRE FOGO" DE JORGE DE SOUSA BRAGA


"FOGO SOBRE FOGO"

I

O meu mamilo
no teu 
mamilo

Só tu sabes
sorrir
na vertical

Gotas de orvalho
ligeiramente tingidas
de batôn 

Nem todos os frutos vermelhos
merecem o céu
da tua boca

Mais do que uma vez 
atravessei a primavera
com os olhos fechados

A borboleta que poisou
no teu mamilo perdeu
a vontade de voar

Vou ao céu
e venho-me

Não posso amar
mais claro

Escrevo com os dedos 
ainda mais longos 
da carícia

Ainda agora em ti entrei
e já em todos os teus poros
me achei

Não é a rosas nem a violetas
nem a Jasmim o cheiro
que me põe fora de mim

Qual é a minha 
ou a tua 
língua?

Não conheço outra
linguagem que não seja
a do orvalho

Na espessura do bosque
o que a minha mão procurava
era um mirtilo

Basta-me 
o teu umbigo de vinho
para ficar bêbado

Este fogo
que só com fogo
se pode apagar.

JORGE DE SOUSA BRAGA
"A Ferida Acesa"
Assírio & Alvim
2001

Sem comentários: