terça-feira, 10 de março de 2015

POEMA "UM SÓ PENSAMENTO - LIBERDADE" DE PAUL ÉLUARD


UM SÓ PENSAMENTO - LIBERDADE

"Nos meus cadernos de escola
 Nesta carteira nas árvores
 Nas areias e na neve
 Escrevo o teu nome

 Em toda a página lida
 Em toda a página branca
 Pedra sangue papel cinza
 Escrevo o teu nome

 Nas imagens redouradas
 Na armadura de guerreiros
 E na coroa dos reis
 Escrevo o teu nome

 Nas jângalas, do deserto
 Nos ninhos e nas giestas
 Nos ecos da minha infância
 Escrevo o teu nome

 Nas maravilhas das noites
 No pão branco da alvorada
 Nas estações enlaçadas
 Escrevo o teu nome

 Nos meus farrapos azul
 No tanque sol que mofou
 No lago lua vivendo
 Escrevo o teu nome

 Nas campinas do horizonte
 Nas asas dos passarinhos
 E no moinho das sombras
 Escrevo o teu nome

 Em cada sopro da aurora
 Na água do mar nos navios
 Na serrania demente
 Escrevo o teu nome

 Até na espuma das nuvens
 No suor das tempestades
 Na chuva insípida e espessa
 Escrevo o teu nome

 Nas formas resplandecentes
 Nos sinos das sete cores
 E na física verdade
 Escrevo o teu nome

 Nas veredas acordadas
 E nos caminhos abertos
 Nas praças regurgitantes
 Escrevo o teu nome

 Na lâmpada que se acende
 Na lâmpada que se apaga
 Nas minhas casas reunidas
 Escrevo o teu nome

 No fruto partido em dois
 Do meu espelho e do meu quarto
 Na cama concha vazia
 Escrevo o teu nome

 No meu cão guloso e meigo
 Nas suas orelhas fitas
 Na sua pata canhestra
 Escrevo o teu nome

 No trampolim desta porta
 Nos objectos familiares
 Na língua do fogo puro
 Escrevo o teu nome

 Em toda a carne possuída
 Na fronte dos meus amigos
 Em cada mão que se estende
 Escrevo o teu nome

 Na vidraça das surpresas
 Nos lábios que estão atentos
 Bem acima do silêncio
 Escrevo o teu nome

 Nos meus refúgios destruídos 
 Nos meus faróis desabados
 Nas paredes do meu tédio 
 Escrevo o teu nome

 Na ausência sem mais desejos
 Na solidão despojada
 E nas escadas da morte 
 Escrevo o teu nome

 Na saúde recobrada 
 No perigo dissipado
 Na esperança sem memórias
 Escrevo o teu nome

 E ao poder de uma palavra
 Recomeço a minha vida
 Nasci para te conhecer
 E te chamar

 Liberdade."

 PAUL ÉLUARD
(1895-1952)

Sem comentários: