quarta-feira, 10 de junho de 2015

POEMA "PORTUGAL" DE JORGE DE SOUSA BRAGA


"PORTUGAL"

Portugal
Eu tenho vinte e dois anos e tu
às vezes fazes-me sentir
como se tivesse oitocentos.

Que culpa tive eu que
D.Sebastião fosse combater
os infiéis no norte de África
só porque não podia 
combater a doença que lhe 
atacava os órgãos genitais
e nunca mais voltasse.

Quando chego a pensar que é
tudo mentira
que o Infante D.Henrique 
foi uma invenção do Walt Disney
e o Nuno Álvares Pereira
uma reles imitação do
Príncipe Valente.

Portugal

Não imaginas o tesão que
sinto quando ouço o hino 
nacional

(que os meus egrégios avós
me perdoem)

Ontem estive a jogar Póker
com o Velho do Restelo
Anda na consulta externa do
Júlio de Matos
Deram-lhe uns electro-choques
e que está a recuperar
aparte do facto de agora me
tentar convencer que nos
espera um futuro de rosas

Portugal

Um dia fechei-me no
Mosteiro de Jerónimos
a ver se contraía a febre do Império
mas a única coisa que 
consegui apanhar foi um 
resfriado

Virei a Torre do Tombo do
avesso sem lograr encontrar
um pétala que fosse 
das rosas que Gil Eanes
trouxe do Bojador

Portugal

Se tivesse dinheiro 
comprava um império 
e dava-to
Juro que era capaz de fazer
isso só para te ver sorrir.

Portugal

Vou contar-te uma coisa que
nunca contei a ninguém

Sabes

Estou loucamente
apaixonado por ti.

Pergunto a mim mesmo
como me pude apaixonar
por um velho decrépito e 
idiota como tu
mas que tem o coração doce
ainda mais doce que os
pastéis de Tentúgal
e o corpo cheio de pontos
negros para poder
espremer à minha vontade.

Portugal
Estás a ouvir-me?

Eu nasci em mil novecentos
e cinquenta e sete
Salazar estava no poder

Nada de ressentimentos

O meu irmão esteve na guerra
tenho amigos que emigraram

Nada de ressentimentos

Um dia bebi vinagre

Nada de ressentimentos

Portugal
Depois de ter salvo
inúmeras vezes "Os Lusíadas"
a nado
na Piscina Municipal de Braga
ia agora propôr-te um projecto
eminentemente nacional    

Que fôssemos todos a Ceuta
à procura do olho que
Camões lá deixou

Portugal

Sabes de que cor são os
meus olhos?
São castanhos 
como os da minha mãe.

Portugal

Gostava de te beijar muito 
apaixonadamente

na boca.

JORGE DE SOUSA BRAGA
"De manhã vamos todos acordar com uma pérola no cu."
1981


Sem comentários: