segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SESSÃO DE LANÇAMENTO OFICIAL DO SEGUNDO ROMANCE DE TIAGO MOITA "O EVANGELHO DO ALQUIMISTA" EM VILA NOVA DE GAIA (Sábado, 25.09.2016, 16H00)


Anúncio da sessão na Agenda FNAC de Setembro de 2016.

UMA PALESTRA EM FORMA DE LANÇAMENTO

Nunca a frase "esperem o imprevisível" serviu que nem uma luva para descrever a sessão oficial de apresentação e lançamento do meu segundo romance "O Evangelho do Alquimista" (Chiado Editora, 2016), naquela tarde morna de dia 25 de Setembro de 2016, pelas 16H00, na Fnac do GaiaShopping em Vila Nova de Gaia. No princípio senti aquele pequeno nervoso miudinho, típico de autores (ainda) desconhecidos (apesar de já terem provas dadas do seu trabalho através de comentários vindos de alguns dos mais importantes nomes da literatura contemporânea portuguesa e da vida social mediática do nosso país, como é o meu caso) que (quase) desesperam quando chegam alguns minutos mais cedo e encontram o local onde vão apresentar as suas obras vazio ou quase vazio.

Só passados dez minutos depois da hora marcada é que a sessão finalmente começou, com um auditório com mais de trinta pessoas a assistir à apresentação feita pelo escritor, poeta e ex-jornalista Danyel Guerra. Qual não é o meu espanto quando ele começa a falar de um ponto de vista crítico e analítico da minha obra, como se não tivesse estudado e analisado o seu conteúdo nem conhecesse bem o meu percurso literário, depois de tudo o que eu lhe contei acerca de mim, do meu pensamento e da minha obra. Para não bastar, ainda teve o descaramento de dizer que a minha obra segue uma "pseudo-filosofia metafísica barata" e que não segue o Acordo Ortográfico de 1990 (como se isso fossem motivos para descredibilizar uma obra literária...) e de demorar 55 minutos a fazer a sua prelação quando eu apenas lhe pedi que fizesse a apresentação em apenas 20/30 minutos no máximo (!)

Posso, sem dúvida ter escolhido mal a pessoa para fazer a apresentação oficial do meu segundo romance mas não escolhi mal as palavras que disse para o promover. De qualquer maneira, agradeço do fundo do meu coração, a presença e a troca de impressões que se gerou antes, durante e depois daquela sessão.

Vamos a ver se as próximas não vão ser tão...imprevisíveis...como esta!

Próxima paragem: PORTO

Aqui ficam algumas fotos do evento:


Tiago Moita (à esquerda) abrindo a sessão.


Danyel Guerra apresentando o novo livro de Tiago Moita


Tiago Moita falando do seu novo romance.


Tiago Moita Moita durante o seu discurso.


Sessão de autógrafos (I)


Sessão de autógrafos (II)


Sessão de autógrafos (III)


Sessão de autógrafos (IV)


Sessão de autógrafos (V)


Sessão de autógrafos (VI)


Sessão de autógrafos (VII)


Sessão de autógrafos (VIII)


Sessão de autógrafos (IX)


Tiago Moita entre familiares e amigos.


Tiago Moita com Danyel Guerra.


Tiago Moita com a escritora e poeta Suzamna Hezequiel
e Danyel Guerra.

Sem comentários: