quinta-feira, 22 de setembro de 2016

TIAGO MOITA NA FEIRA DO LIVRO DO PORTO 2016 (11.09.2016)


TIAGO MOITA NA FEIRA DO LIVRO DO PORTO 2016

Nem a neblina da hora do almoço que apanhei entre Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia serviu de mau presságio ou obstáculo para me demover do meu regresso à Feira do Livro do Porto, naquele domingo meio nublado de 11 de Setembro de 2016, e dar uma sessão de autógrafos no pavilhão da Chiado Editora, onde alguns transeuntes e admiradores do meu romance de estreia (re) editado "O Último Império" (Chiado Editora, 2012. 2.ª Edição: 2016) me aguardavam naquele domingo, muito menos o silêncio que deambulou durante a sessão e que muitas vezes fora quebrado com um sorriso de circunstância, uma troca de olhares, palavras telegrafadas no vazio ou uma promessa de regresso por cumprir.

A memória da minha adolescência deslocando -se livremente por todo aquele espaço de homenagem à Literatura e aos seus criadores, juntamente com as pessoas que por ali passavam e pela poeira lírica dos livros, como uma folha de outono a navegar num rio sem nome nem rumo certo. O sabor do almoço dilui-se com o azul das horas e o tempo que passei ali sentado passou num instante, mas valeu a pena. Apenas duas amigas vieram de propósito comprar o meu livro, trocar dois dedos de conversa e pedir-me um autógrafo; o resto das pessoas que pediram o mesmo eram desconhecidas para os meus olhos.

Quando terminei a minha tarefa, resolvi passear pela Feira dos meus encantos e recordações.Coagulei memórias instantâneas na minha máquina digital, visitei a magnífica exposição de homenagem a Virgílio Ferreira e julguei, por alguns instantes, ouvir a sua voz saindo dos livros e cartas. Troquei cumprimentos, palavras e saudades com os escritores Alberto S. Santos e Valter Hugo Mãe e até o meu amigo João Gesta lá estava, como se esperasse uma palavra minha ou um singelo abraço. Terminada a visita voltei uma última vez ao stand da Chiado. Vendeu mais um livro, declarou um dos funcionários da editora.

Tinha ganho o dia, muito antes de saber dessa notícia.

TIAGO MOITA
22.09.2016

Sem comentários: