segunda-feira, 17 de outubro de 2016

"O EVANGELHO DO ALQUIMISTA" EM LISBOA (15.10.2016)


Entrada principal do Chiado Clube Literário & Bar de Lisboa.

"UM EVANGELHO EM LISBOA"

Regressar a Lisboa é sempre um momento de felicidade para mim. Não apenas um regresso à cidade onde eu nasci, à capital de Portugal e ao grande centro político, económico, social e cultural do país, mas também um regresso a um multiverso cosmopolita cada vez mais universal do que português, sobretudo quando se trata de apresentar mais um novo livro, como aconteceu naquele sábado à tarde de dia 15 de Outubro de 2016, pelas 16H30, com um clima mais parecido com o Verão do que com o Outono. 

A viagem correra sem problemas. Lembro-me de ter comido lasanha vegetariana e arroz doce num restaurante "self-service" perto de Pombal, enquanto a minha família comeu picanha e toucinho do céu, e do meu irmão ter dificuldades de estacionar o carro na Avenida da Liberdade. É incrível como é que tanta obra provoca cada vez mais confusão...

Ficamos alojados na "Residencial Florescente", na Rua Portas de Santo Antão. Um espaço maravilhoso e muito acolhedor. Sem maiores delongas, arranjámo-nos, trocamos de roupa e dirigimo-nos, a pé, até ao Chiado Clube Literário & Bar de Lisboa que ficava a poucos metros da Residencial.

O espaço demorou a encher por completo. Só 15 minutos depois da hora prevista é que ficaram reunidas as condições para dar início à sessão, com a chegada do apresentador - e meu amigo - Paulo Condessa e do CEO da Chiado Editora, Gonçalo Martins, que até trouxe uma amiga para a sessão, que acabou por comprar um exemplar do meu novo romance.

A apresentação da Chiado Editora foi feita por parte do César Adão, que apenas expressou umas breves palavras para falar do autor e da editora, passando de seguida a palavra para o Paulo. Este, dispensou o microfone e começou a falar do "novo mundo" que o meu novo livro fala. Descreveu o novo olhar, ou seja, a nova abordagem filosófica que a personagem principal da estória e tratou o meu romance como um "soft Thriller", clássico na sua estrutura e linguagem mas com uma proposta de ruptura de pensamento (visionário) com o pensamento contemporâneo; a estupefação com o manancial de conhecimento que eu coloquei neste romance. Um livro que, no entender do Paulo, evoca mais a "sublimação" e "mais abertura de espírito", de modo a sermos "mais humanos, mais abertos uns aos outros", um "resgate interior" do ser humano em busca de um lugar onde podemos "sarar as nossas feridas". O livro, segundo o Paulo, tem o efeito de "acordar o Homem para a Idade da Inocência."

Da minha parte, fiz os habituais agradecimentos e a razão de ser da feitura deste livro que, no meu entender, deixou satisfeitas todas as pessoas ali presentes. Durante a sessão de autógrafos, não pude deixar de reparar na presença da locutora da Antena 3, Ana Lamy, e do Comissário nacional para o PNL (Plano Nacional de Leitura) - e um dos maiores vultos da Poesia Contemporânea Portuguesa - Fernando Pinto do Amaral, que, não só elogiou o meu discurso como também comprou um exemplar do meu livro. Uma sessão fabulosa que jamais irei esquecer.

Assim sendo, gostaria de agradecer à Chiado Editora, ao Chiado Clube Literário & Bar de Lisboa, à minha família, ao Paulo Condessa e, claro, para todas as pessoas que estiveram presente naquele dia e que fizeram daquela sessão, um evento maravilhoso.

Muito obrigado a todos.

Próxima paragem: BRAGA.

Tiago Moita.

Aqui ficam algumas fotos desta sessão:


César Adão (ao microfone) dando início à sessão.


O público presente no início da sessão.


Sessão de autógrafos (I)


Sessão de autógrafos (II)


Sessão de autógrafos (III)


Sessão de autógrafos (IV)


Sessão de autógrafos (V)


 Tiago Moita dando um autógrafo à locutora da Antena 3 Ana Lamy.



Tiago Moita dando um autógrafo ao escritor, poeta, professor, 
ensaísta e comissário para o Plano Nacional de Leitura, Professor
Fernando Pinto do Amaral.


Sessão de autógrafos (VI)


Sessão de autógrafos (VII)


Tiago Moita com Fernando Pinto do Amaral


Tiago Moita com Paulo Condessa


Tiago Moita com Paulo Condessa e Fernando Pinto do Amaral


Tiago Moita com a locutora da Antena 3 Ana Lamy e a sua filha


Tiago Moita com duas fãs, amigas da minha mãe.


Tiago Moita com um casal de amigos da minha mãe (e seus fãs)


Tiago Moita com uma fã


Tiago Moita com o CEO da Chiado Editora, segurando os dois
primeiros romance de Tiago Moita, editados pela Chiado, junto
à estátua de Fernando Pessoa: "O Último Império" (2012) e "O 
Evangelho do Alquimista" (2016)


Tiago Moita segurando dois exemplares dos seus
dois primeiros romances: "O Último Império" 
(Chiado Editora, 2012) e "O Evangelho do Alquimista"
(Chiado Editora, 2016), ao lado da estátua de Fernando
Pessoa, à entrada do Chiado Clube Literário & Bar de
Lisboa.


Os dois primeiros romances de Tiago Moita - "O Último Império"
(Chiado Editora, 2012) e "O Evangelho do Alquimista" (Chiado
Editora, 2016) à venda na livraria do Chiado Clubeb Literário &
Bar de Lisboa.

Sem comentários: