sábado, 5 de novembro de 2016

"O EVANGELHO DO ALQUIMISTA" EM SÃO JOÃO DA MADEIRA (04.11.2016)


"UM EVANGELHO EM SÃO JOÃO DA MADEIRA"

Costuma-se dizer que não existe melhor sítio que a nossa terra e, no meu caso, particular, São João da Madeira não foi uma excepção a essa regra. De todas as sessões de apresentação do meu novo romance "O Evangelho do Alquimista" (Chiado Editora, 2016), esta foi, sem sombra de dúvida e para já, uma das melhores realizadas até agora. O nervosismo habitual do autor da obra - e da sua família - que chegou mais cedo para ver como estavam a correr os últimos preparativos, a chegada do representante da editora com os exemplares dos meus livros até à revisão do discurso de apresentação foram superados com o passar das horas.


A actuação da acordeanista Cláudia Patrícia Alves Pereira.

A sessão começou com uma (soberba) actuação da acordeanista Cláudia Patrícia Alves, que encheu a sala com o seu fantástico talento musical e com a sua (nova) abordagem à música tocada em acordeão. De seguida, foi a vez de Edgar Maia, representante da Chiado Editora, falar um pouco da editora que publicou e está a promover e a distribuir a minha obra, afirmando que é um "projecto com oito anos em vias de crescimento" que "só em 2015 abriu as portas a 1.000 novos "bravos e corajosos" autores", chegando a dar como exemplo de Maria de Lurdes de Oliveira e Silva, uma arouquense que aos 80 anos de vida e quase sem saber ler ou escrever lançou o seu primeiro livro "Memórias de uma vida de luta."", bem como teceu rasgados elogios pela minha iniciativa e talento literário.

Terminada a sua intervenção, o doutor Luís Quintino tomou a palavra para falar do meu novo livro. Confessou o seu incómodo pela obra, quando começou a lê-la, uma vez que as suas personagem "triçam com o Deus que nós o conhecemos", chegando a colocar o Alquimista "mais à frente desse próprio Deus." Mesmo assim desafiou a assistência a dexar-se "impressionar" por aquela "parábola", afirmando que "a areia, o deserto, a solidão e os vícios são o caldo onde se coze esta história", que, no seu entender, "é uma crítica muito forte ao mundo materialista em que vivemos."

Após a sua prolífera intervenção, chegou a minha vez de falar da minha mais recente obra. Comecei primeiro por agradecer à presença do senhor vice-presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, doutor Paulo Cavaleiro e pela forma como a Câmara Municipal tem promovido a Cultura e os seus agentes culturais em São João da Madeira. Depois, agradeci às responsáveis pela Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo - um espaço que sempre considerei a minha "segunda casa" desde 1986, quando me tornei sócio da biblioteca com apenas 11 anos, o facto que provocou, em mim, uma forte identificação e intimidade com esta casa; à Cláudia Patrícia Alves Pereira, pela sua maravilhosa prestação musical; à Chiado Editora pela "visão, vontade, liberdade e confiança nos autores desconhecidos."; à minha família, em especial, a minha mãe, por todo o carinho e apoio que tem dado ao longo da minha vida e, the last but not the least, ao público ali presente, sem qual "aquele evento não teria piada nenhuma" (sic).

Nessa sessão, considerei "O Evangelho do Alquimista" a obra literária "mais megalómana, arriscada e arrebatadora" que alguma vez escrevi, dada à quantidade de ideias, personagens e histórias que este livro encerra nas suas páginas. Um romance que foi pensagem há 20 anos atrás por causa de uma frase do nosso actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado se seria candidato ou não à liderança do PSD, respondeu "não serei candidato nem que Cristo desça à terra." - frase que fez com que eu pensasse como seria o mundo se um messias, como Jesus Cristo, regressasse do mundo dos vivos e comunicasse connosco. Durante a sessão descrevi esta obra como uma odisseia holística e multidimensional em busca da autoconsciência de nós próprios."

Para terminar, passei a palavra ao vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, doutor Paulo Cavaleiro, que falou dos equipamentos culturais e da sua importância porque, no seu entender, "são precisos para haver actividades", mas não seriam nada se não existissem pessoas. Daí o seu agradecimento, em nome do munícipio, pelo meu trabalho.

Perante uma biblioteca repleta com mais de sessenta pessoas, muitos autógrafos e muitos exemplares vendidos, um reencontro de velhos amigos e conhecidos, um regresso ao passado com um olhar no futuro, intervenções marcantes servidas no final com um porto de honra, gostaria de aproveitar a ocasião para agradecer publicamente ao Edgar Maia, que representou (brilhantemente) a Chiado Editora; ao doutor Paulo Cavaleiro, que representou exemplarmente a Câmara Municipal de São João da Madeira; a toda a equipa da Biblioteca Municipal de São João da Madeira (em especial à doutora Maria da Graça Oliveira e à Suzy de Magalhães Corrêa-Monteiro), pela organização e empenho que tiveram na apresentação e promoção desta sessão; à minha família, à comunicação social nesta apresentação (Sem qualquer espécie de ordem ou preferência: Dinis Silva, António Pinheiro e Flor Yaleo (Aka Rosa Familiar), da Rádio Informédia; António Gomes Costa do jornal "O Regional" e Gisélia Nunes do jornal "Labor") e, claro, à minha querida (e talentosa) amiga Cláudia Patrícia Alves Pereira pelo sublime espectáculo musical que deu com a sua concertina.   

Muito obrigado São João da Madeira! Um grande bem haja para todos vocês!

Próxima paragem: MATOSINHOS.

Tiago Moita. 

Aqui ficam algumas fotos desta sessão:


Minutos antes da sessão.


Prestes a começar...


Da esquerda para a direita: Edgar Maia (Representante da Chiado
Editora), Tiago Moita, o doutor Luís Quintino (apresentador) e Paulo
Cavaleiro (Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de São
João da Madeira).


Parte das mais de cinquenta pessoas que assistiram à sessão.


Outro ângulo das mais de cinquenta pessoas que assistiram à 
sessão.


Parte do público que começou a folhear algumas páginas do
novo romance de Tiago Moita "O Evangelho do Alquimista"
(Chiado Editora, 2016)


Tiago Moita autografando um exemplar do seu novo livro
ao doutor Luís Quintino.


Tiago Moita com o doutor Luís Quintino.


Sessão de autógrafos


Sessão de autógrafos (II)


Sessão de autógrafos (III)


Tiago Moita falando com algumas das pessoas que vieram 
pedir-lhe um autógrafo.


Um dos seus amigos falando com Tiago Moita.


Sessão de autógrafos (IV)


Sessão de autógrafos (V)


Sessão de autógrafos (VI)


Sessão de autógrafos (VII)


Sessão de autógrafos (VIII)


Sessão de autógrafos (IX)


Sessão de autógrafos (X)


Sessão de autógrafos (XI)


Tiago Moita dando um autógrafo à S.Exa a senhora Presidente
da Junta de Freguesia de São João da Madeira, a doutora Helena
Couto.


Sessão de autógrafos (XII)


Sessão de autógrafos (XIII)


Tiago Moita cumprimentando uma das pessoas presentes na
sessão.


Sessão de autógrafos (XIV)


Sessão de autógrafos (XV)


Sessão de autógrafos (XVI)


Sessão de autógrafos (XVII)


Sessão de autógrafos (XVIII)


Sessão de autógrafos (XIX)


Sessão de autógrafos (XX)


Sessão de autógrafos (XXI)


Tiago Moita dando um autógrafo a um exemplar do seu novo
livro "O Evangelho do Alquimista" (Chiado Editora, 2016) ao
vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de São João
da Madeira, o doutor Paulo Cavaleiro.


Tiago Moita pousando, com um exemplar do seu novo livro
"O Evangelho do Alquimista" (Chiado Editora, 2016), para sua
Exa. o senhor vice-presidente e vereador da Câmara Municipal
de São João da Madeira, o doutor Paulo Cavaleiro.


Tiago Moita entre amigas e fãs.


Tiago Moita com a professora, escritora e poeta
sanjoanense, Eva Cruz. 

Sem comentários: