domingo, 26 de abril de 2020

PRIMEIRA CRÍTICA LITERÁRIA AO LIVRO "OS CONTOS IMPOSSÍVEIS" DE TIAGO MOITA - JÉSSICA REIS (26.04.2020)


Para quem ainda não leu o meu primeiro livro de contos "Os Contos Impossíveis"(Chiado Publishers, 2020), deixo-vos aqui a primeira crítica literária feita a ele, por parte da Jéssica Reis do blog literário "Jessbookishlife".

Muito obrigado, Jéssica!

Tiago Moita.

#TiagoMoita #primeiracriticaliterariaaolivroOsContosImpossiveisdeTiagoMoita #OsContosImpossiveisTiagoMoita #Livro #JessicaReis #Jessbookishlifeblog #Cultura #LiteraturaPortuguesa #Literatura #Portugal #ChiadoPublishers #ChiadoBooks #ChiadoGrupoEditorial #ChiadoEditora

"Existe uma certa sensação de frescura quando se lê uma coletânea de contos. A forma como cada história se liga às restantes, a temática que unifica o livro, dá coesão e significado. Já a forma como podemos ir lendo um conto por dias ou durante as nossas pausas, torna uma coletânea num momento divertido quase como que um snack livrólico, satisfazendo a nossa mente de uma forma rápida e eficaz.


“Os Contos Impossíveis”, de Tiago Moita, trazem para a mesa esse tipo de sensação. Pega em nós e transporta-nos imediatamente para um lugar, com determinadas personagens que claramente identificamos, ou até mesmo reconhecemos do nosso dia-a-dia e/ou do passado.


Podia falar de cada um dos contos, de dizer qual o meu preferido, quais foram as emoções despertadas em cada segundo passado a ler cada palavra. No entanto, não seria justo. Posso, contudo, dizer que os adorei por diferentes motivos. Desde o sentimento de paralelismos, ao relembrar do passado. Desde a fantástica voz das personagens ao relato de uma situação desconhecida, mas que traz parecenças do nosso quotidiano.


O que é importante é que nos sentimos ligados ao conto lido naquele instante. Dei por mim a pensar nas mensagens por detrás das histórias e do impacto que tiveram em mim. Dei por mim a refletir, e isso é algo que valorizo quando leio. Gosto de sentir que existe uma conexão com as personagens e história, e sentir quase como se vivesse no meio das folhas de um livro, tanto quanto gosto de me questionar. Por vezes não acontece quando se trata de uma coletânea, porém neste livro não tive problema em sentir a ligação. Por isso, acho que os dez contos foram brilhantemente construídos e escritos.


Tiago Moita pega naquilo que nos torna humanos, em todos os aspetos da vida e conta uma história. Uma atrás da outra, bailamos pela nossa consciência, pelas nossas memórias, pelos nossos valores e opiniões, pela vida daqueles mundos descritos com imagens vividas.

A vida tem enumeras facetas, e neste livro conhecemos algumas, pintadas a preto nas páginas dos contos."

Jéssica Reis
Jessbookishlife blog
26.04.2020

Sem comentários: