domingo, 17 de outubro de 2021

TIAGO MOITA APRESENTOU "MANUAL DA SOLIDÃO" EM SÃO JOÃO DA MADEIRA (14.10.2021)

 


TIAGO MOITA APRESENTOU "MANUAL DA SOLIDÃO" EM SÃO JOÃO DA MADEIRA 


Depois de mais de um ano e meio de confinamento e impedimentos legais provocados pela pandemia da COVID-19, que assolou o mundo desde Março de 2020, foi com uma enorme felicidade que, na passada quinta-feira, dia 14 de Outubro de 2021, pelas 21H30, regressei à Biblioteca Municipal de São João da Madeira - minha segunda casa, que celebrou este ano 60 maravilhosas primaveras -, e apresentei (finalmente) o meu primeiro livro de prosa poética "Manual da Solidão".


De todas as vezes que apresentei uma das minhas obras na minha terra, atrevo-me a dizer que esta foi, provavelmente, a melhor de todas as sessões que eu alguma vez fiz - superando mesmo a de 2016, quando apresentei o meu segundo romance "O Evangelho do Alquimista. Não só consegui encher a Biblioteca com cerca de 40 pessoas, como consegui complementar discursos com fabulosas leituras encenadas por parte de três extraordinárias (e lindas) mulheres, minhas amigas, que encantaram e aguçaram a curiosidade e a vontade em conhecer ainda a minha modesta desconstrução ao célebre "Livro do Desassossego" de Bernardo Soares.


Enquanto "M.C" (Mestre de cerimónias) da sessão, qual maestro conduzindo uma orquestra durante um concerto, li no início o texto "Hoje, fiquei só".Após as leituras encenadas elaboradas pelas minhas amigas diseurs Maria "Mar" Martins, Raquel Gomes de Pinho e Raquel "Kelinha" Brandão, seguiu-se a apresentação inicial da minha obra por parte da professora e vereadora da Câmara Municipal de São João da Madeira, Irene Guimarães, que fez um dos discursos mais lúcidos, eloquentes, intimistas e analíticos a uma obra da minha autoria. Passando pela sua relação com o meu livro e todas as emoções e experiências que passou por cada página que leu, chegando mesmo a citar Jorge de Sena, Virgílio Ferreira e Sophia de Mello Breyner Andresen, Irene Guimarães conseguiu cativar ainda mais o interesse de tod@s @s presentes pelo meu primeiro livro de prosa poética.


Após a leitura do texto "Requiem para um adeus", que concluiu, da minha parte, a apresentação da minha obra, seguiu-se uma magnífica sessão de autógrafos, acompanhadas por muitos sorrisos, abraços e felicitações da maioria das pessoas que não hesitou em comprar um exemplar do meu novo livro, pedir um autógrafo e trocar dois dedos de conversa comigo, naquela noite extraordinária que guardarei para sempre na minha memória e no meu coração.


Assim sendo, gostaria de agradecer à Câmara Municipal de São João da Madeira e à Biblioteca Municipal por terem autorizado esta sessão e disponibilizados esta instituição para a apresentação do meu novo livro, à professora Irene Guimarães pelas suas palavras e representação da Câmara Municipal da minha terra, à professora Clara Reis por representar a Assembleia Municipal de São João da Madeira, ao Presidente da Junta de Freguesia de São João da Madeira, Rodolfo Andrade; às minhas queridas amigas e três diseurs Maria "Mar" Martins, Raquel Gomes de Pinho e Raquel "Kelinha" Brandão; aos representantes da imprensa regional que puderam estar presentes para fazer a cobertura jornalística desta sessão (Cátia Pereira "O Regional", Diana Familiar "Labor", Alberto Oliveira e Silva "Diário de Aveiro" e Rosa "Flor Yaleo" Familiar "InforTV/Rádio Informédia"), à dona Glória da Papelaria "Lusíada", por ter se disponibilizado em vender os exemplares da minha nova obra na Biblioteca Municipal durante a sessão e a todas as pessoas que puderam estar presentes naquela fabulosa sessão de apresentação do meu livro, sem a qual este evento não teria tido o menor sentido.


Aqui ficam algumas fotos do evento:



Exemplares do "Manual da Solidão"
à venda durante a sessão



O anúncio oficial de promoção da minha nova obra
por parte da Papelaria Lusíada de São João da Madeira


Em cima e em baixo: o público presente antes da sessão




Tiago Moita lendo o texto "Hoje, fiquei só"

(Foto da Biblioteca Municipal de São João da Madeira)



A professora e vereadora da Câmara Municipal
de São João da Madeira, Irene Guimarães, falando
da minha nova obra.

(Foto da Biblioteca Municipal de São João da Madeira)



Tiago Moita lendo o texto "Requiem para um adeus"

(Foto da Biblioteca Municipal de São João da Madeira)



A dona Glória, proprietária da Papelaria Lusíada,
lendo um exemplar do meu novo livro

(Foto da Biblioteca Municipal de São João da Madeira)



Tiago Moita dando um autógrafo

(Foto de Rodolfo Andrade)



Tiago Moita com o presidente da Junta de Freguesia
de São João da Madeira, Rodolfo Andrade

(Foto de Rodolfo Andrade)


Tiago Moita com Ângela Resende

(Foto de Manuel Santos)


Um autógrafo dado por Tiago Moita a duas amigas
suas

(Foto de M Conceição Gomes)


Tiago Moita com Maria Conceição Gomes (à direita)
e a filha desta sua amiga, à esquerda, Verónica Pereira

(Foto de M Conceição Gomes)


Maria Conceição Gomes, Maria "Mar"
Martins e Rosa "Flor Yaleo"Familiar

(Foto de M Conceição Gomes)

Sem comentários: