quarta-feira, 20 de maio de 2020

HÁ SEIS ANOS ATRÁS NASCERAM AS "FUGAS" (2014-2020)


Tiago Moita


Edmundo Silva

HÁ SEIS ANOS ATRÁS NASCERAM AS "FUGAS"!

Foi numa terça-feira enevoada mas inesquecível. Quem esteve presente naquele dia 20 de Maio de 2014, no Neptúlia Bar em São João da Madeira, não assistiu a um evento qualquer mas a um acontecimento histórico. Foi precisamente nesse dia e naquele lugar que eu e o Edmundo Silva fundámos as famosas FUGAS POÉTICAS (No Neptúlia, tiveram o nome de "Poesia à Solta" e na Confeitaria "Colmeia" "Um café com...Poesia" até 2015).

A partir dessa data até hoje, as "Fugas" fizeram o impossível: arranjaram um bom motivo para muitas pessoas saírem de casas e celebrarem a Poesia todos os meses, ouviram-se poemas de poetas clássicos e contemporâneos, revelaram-se alguns novos poetas e escritores, misturou-se Poesia com música e até Teatro, conheceram-se pessoas novas, que certamente nunca teriam se conhecido se não existisse esta iniciativa e democratizou-se (ainda mais) o acesso e a divulgação da Poesia em São João da Madeira mais que o "Poesia à Mesa" ou outro evento de igual natureza.

Apesar das restrições causadas por este pandemia, não quero deixar de celebrar esta bonita efeméride e agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram a tornar possível este sonho, especialmente todos aqueles que o continuaram, depois da nossa saída como a Angelo Alberto Campelo Sousa, Raquel Gomes de Pinho, Inês Severino, Isabel Barbosa, Luís Quintino, Lena França, M Conceicao Gomes, Flor Yaleo, Antonio Pinheiro Pinheiro Irene Guimarães, Adelaide Gonçalves e Casimiro António Fernandes, bem como a todas as pessoas que participaram nelas ao longo destes anos.

Viva a Poesia e vivam as "Fugas"! Seis anos a soltar a Poesia em São João da Madeira

Tiago Moita.

(As fotos são da cortesia de Maria Clara Carvalho)

#TiagoMoita #SeisanosdeFugasPoeticas #FugasPoeticas #SJM #NeptuliaBar #ConfeitariaColmeia #OlivaPalito #CaféOPoeta #EspacoPaz #ClubedoCha

Sem comentários: