sábado, 25 de maio de 2024

"ENSAIO SOBRE O FIM DO MUNDO" - O NOVO ROMANCE DE TIAGO MOITA (2024)

 


"ENSAIO SOBRE O FIM DO MUNDO" - O NOVO
ROMANCE DE TIAGO MOITA (2024)

Sinopse da obra

Imagina o mundo que tu conheces a colapsar diante dos teus olhos. Imagina ficares, de um momento para o outro, sem electricidade e veres todos os aparelhos eléctricos e electrónicos inventados pelo Homem a avariarem definitivamente. Imagina um bombeiro com remorsos, uma enfermeira traumatizada, um professor enigmático, uma doméstica revoltada, um médico frenético, uma influencer vaidosa, um youtuber activista, um engenheiro obcecado, um advogado oportunista, um designer poeta, um actor indeciso e uma criança muda lutando pela sobrevivência e numa viagem em busca de um paraíso terrestre que encontraram num folheto publicitário. 

Esta é a sua história. 

#tiagomoitaescritor 

#ensaiosobreofimdomundo 

#romanceliterario 

#escritorportuguês 

#livro 

#escritor 

#astrolabioedicoes 

#grupoeditorialatlantico 

#atlanticbooks 

#naiveliteraryeeditions 

#portugal

sexta-feira, 24 de maio de 2024

BOOKTRAILER OFICIAL DO NOVO LIVRO DE TIAGO MOITA (2024)

 


Preparem-se para serem transportados para um mundo de emoções e aventuras com o novo booktrailer do meu novo livro "Ensaio sobre o fim do mundo" ✨

#tiagomoitaescritor 

#ensaiosobreofimdomundo 

#romanceliterario 

#escritorportuguês 

#livro 

#escritor 

#astrolabioedicoes 

#grupoeditorialatlantico 

#atlanticbooks 

#naiveliteraryeeditions 

#portugal 

quarta-feira, 22 de maio de 2024

terça-feira, 21 de maio de 2024

TEASER OFICIAL NO NOVO LIVRO DE TIAGO MOITA (2024)


EM 2024..."ELE" CHEGOU!!!

Neste teaser exclusivo, fiquem a conhecer o meu novo livro e mergulhem nas entrelinhas de uma narrativa envolvente.

Não percam a oportunidade de serem um dos primeiros a desvendar os enigmas deste novo livro .
Fiquem atentos para mais informações sobre o lançamento oficial do “Ensaio sobre o Fim do Mundo”.

#naiveliteraryeeditions 
#digitalmarketing
#livro
#escritor
#romance
#escritorportuguês
#tiagomoitaescritor
#ensaiosobreofimdomundo

domingo, 19 de maio de 2024

FUGAS POÉTICAS: DEZ ANOS DEPOIS (2014-2024)

 


Tiago Moita dando início à primeira sessão "Poesia à Solta" -

A 1.ª Fuga Poética em São João da Madeira (Neptúlia Snack-Bar,

Terça-feira, 20 de Maio de 2014, 21H30)


FUGAS POÉTICAS: DEZ ANOS DEPOIS


Quando eu e o meu amigo escritor e poeta Edmundo Silva inaugurámos as Fugas Poéticas no Neptúlia Snack-Bar, no dia 20 de Maio de 2014 (e na Confeitaria Colmeia, no dia 3 de Junho do mesmo ano), em São João da Madeira, fizemo-lo com o intuito de não só criar hábitos de leitura e ouvir (bem como dizer) Poesia, como o de cruzar outras artes através dela e dinamizar a cultura, o associativismo, o sentimento de comunidade e a cidadania para fora dos espaços públicos municipais, passando a fazer dos cafés autênticos espaços de convívio, cultura, cidadania e liberdade, onde cada pessoa que nela assistisse e participasse era sempre tratada com igual respeito e parte de uma grande família.

E foi com base nesses propósitos que eu e o Edmundo coordenámos as Fugas entre 20 de Maio de 2014 e 21 de Julho do ano seguinte, num ambiente familiar, informal, livre e democrático onde se cruzaram pessoas dos mais variados estratos sociais, fossem naturais da nossa terra, fossem oriundos de outros concelhos dos distritos de Aveiro e do Porto, cantando canções, tocando instrumentos, lendo ou declamando poemas dos mais diversos poetas portugueses e estrangeiros, mais ou menos conhecidos do grande público. Nesse tempo, homenagearam-se poetas, temas, grandes figuras da nossa terra como foi o caso do nosso professor Josias Gil, travaram-se amizades, revelaram-se leitores (que até foram buscar livros da Biblioteca Municipal de São João da Madeira sob nossa recomendação), diseurs e alguns poetas e chegou-se mesmo a incluir uma das nossas Fugas no programa do Poesia à Mesa em 2015.


Edmundo Silva inaugurando a primeira sessão "Poesia à Solta"
- a primeira "Fuga Poética" em São João da Madeira -
(Neptúlia Snack-Bar, terça-feira, 20 de Maio de 2014, 21H30)


Quando nós resolvemos sair da coordenação e passámos o testemunho a uma equipa, formada por um grupo de tertulianos amantes das Fugas Poéticas, inconformados com a nossa saída abrupta deste evento que inaugurámos na nossa terra com muito orgulho e dedicação, a 21 de Julho de 2015, tratei de prepará-los em duas reuniões preparatórias entre Julho e Setembro desse ano, transmitindo-lhes bons conselhos e ensinando-lhes tudo o que precisavam de saber para continuarem a manter o propósito e a natureza das Fugas Poéticas, tal como as deixámos desde 2014.

Tal não aconteceu. E mal começaram as Fugas Poéticas a serem coordenadas pela primeira equipa de coordenação que as mudanças fizeram-se sentir, desde o primeiro momento. Em vez de informalidade, começou-se a formalizar tudo com folhas de presença e homenagens póstumas. Em vez de se manter um ambiente espontâneo, livre, incondicional, inclusivo e democrático, optaram por criar um ambiente rígido, condicional, exclusivo e conservador. Em vez de se trazer o Poesia à Mesa para junto das Fugas Poéticas, as Fugas Poéticas passaram a participar no Poesia à Mesa, através da sua equipa de coordenação, excluindo os restantes tertulianos. Em vez de se comemorarem as Fugas Poéticas em Maio, dizendo poemas nos espaços onde eram feitas, comemoraram-se em Junho em restaurantes de luxo. Em vez de se tirarem fotografias de grupo no final de cada aniversário tiraram-se fotografias apenas à equipa de coordenação, excluindo-se todos os restantes. E o resultado ficou à vista: pouco a pouco, as pessoas foram abandonando as Fugas e nunca mais voltaram. A pandemia e o confinamento provocado pela Covid-19 em Março de 2020 deram o golpe de misericórdia, e nem o seu famigerado regresso em 2022, na antiga confeitaria Corpini, foi capaz de recuperar o seu antigo brilho.

Todos os eventos têm um princípio e têm um fim, mas muitos fins podem e devem ser evitados consoante as medidas que se tomam e as lições que cada pessoa, grupo ou organização retira dos erros que comete. Errar é humano, mas persistir no erro é condenar qualquer iniciativa ao fracasso. Gostaria muito que não fosse assim e que as Fugas não fossem apenas um grupo de pessoas que se serviu do seu nome para dizer poemas no Poesia à Mesa, tivessem mantido o seu propósito fundador e continuado até aos nossos dias. Tal não aconteceu, mas o seu exemplo e marco que deixaram na história de São João da Madeira deveria não só ser (mais) um motivo de orgulho e de iniciativa do povo sanjoanense como uma oportunidade para reflectirmos acerca da vida cultural do nosso concelho.


Tiago Moita

Escritor, poeta e formador

20.05.2024


#TiagoMoita #EdmundoSilva #FugasPoeticas #dezanosdefugaspoeticas #poesiaaemesa #neptuliasnackbar #confeitaraicolmeia #saojoaodamadeira #portugal #tertuliapoetica #tertulialiteraria #poesia #cultura #literatura