quarta-feira, 4 de março de 2020

"PRÓLOGO" de "MANUAL DA SOLIDÃO" de Tiago Moita (2020)




O audio-texto do primeiro texto do meu novo livro "Manual da Solidão" (Chiado Publishers, 2020). 

PRÓLOGO

Hoje, ressuscitei na memória de um estranho. Regressei à embriaguez de existir numa esplanada a leste do rio onde fingia morrer e não era feliz.

Medi o peso das consequências antes de dar o primeiro passo, no intervalo que existe entre a eternidade e o sonho. Atirei-me de cabeça para uma realidade impossível de conceber no tempo a que pertenci.

Fui filho de uma geração que riscou a palavra Deus do dicionário. Assim como alegria, solidariedade, paz, amor e todas as palavras primitivas que esculpimos no peito e no vento, em nome de uma humanidade concebida no êxtase dos sonhos de uma adolescência esquecida. 

Naquele momento de pura magia, onde tempo é uma miragem de uma memória engolida pelo sono, despimos sombras e feridas acesas entre dois dedos de conversa e um silêncio branco que posou nos nossos dedos.

Reconheci-me alfa e ómega num estranho como se estivesse a olhar para um espelho. Mergulhei no abismo de mim mesmo
E pela segunda vez neste mundo
fiquei só…

Tiago Moita 
"Manual da Solidão"
Colecção "Palavras Soltas"
Chiado Publishers
2020

#TiagoMoita #ManualdaSolidaoTiagoMoita #ManualdaSolidao #Livro #LiteraturaPortuguesa #Literatura #Cultura #FernandoPessoa #OLivrodoDesassossegodeBernardoSoares #BernardoSoares #ChiadoPublishers #ChiadoBooks #ChiadoGrupoEditorial #ChiadoEditora #Portugal

Sem comentários: