terça-feira, 13 de abril de 2021

FALHAS NA COMUNICAÇÃO (Tiago Moita)


FALHAS NA COMUNICAÇÃO


Um amigo meu trabalhou durante cinco anos enquanto freelancer de Marketing de Conteúdos para empresas. Há dois anos, uma importante empresa do ramo do comércio e da distribuição prescindiu dos seus serviços, por causa de um artigo que ele publicou no site dessa mesma empresa cheio de erros ortográficos e completamente descontextualizado dos produtos e da missão da empresa em questão. Espantado e intrigado com o que ele fizera, perguntei-lhe por que motivo ele publicara esse artigo, uma vez que era perito em Marketing de Conteúdos. Ele, muito envergonhado, disse-me que tinha-se “inspirado” em vários tópicos que encontrou em diversas páginas da internet, relativas ao ramo da empresa que o despachara e ao assunto desse artigo, e que não tivera muito tempo para escrever um artigo mais criativo e inovador porque não tinha queda para a escrita e não se sentia “suficiente bom”.

Quando ele me disse que não se sentia “suficiente bom” confessar a principal causa pela qual muitos de nós cometemos falhas na nossa comunicação com os outros. Não somos suficientemente bons. 

E porquê? 

1- Porque damos demasiada importância à inspiração e menos ao trabalho e dedicação à linguagem, esquecendo-se que por uma palavra dás uma nova vida ou dás cabo de um texto, um poema, um livro ou um post ou conversa que estejas a ter numa qualquer rede social com uma pessoa ou empresa; 

2- Porque centramo-nos muito naquilo que é vulgar e geral para a maioria das pessoas ao invés daquilo que é especial e diferente, que é essencial salientar em qualquer tipo de comunicação; 

3- Porque pensamos que a criatividade é uma coisa que só aparece e pertence a poucos e que o simples acto de “escrever muito” é o suficiente para fazer com a criatividade apareça dentro de nós “por magia”;

4- Porque julgamos que sabemos mais do que os outros e não estamos dispostos a aprender mais nada tampouco a retirar alguma experiência ou lição dos nossos erros; 

5- Porque damos mais atenção à forma e à imagem do que ao conteúdo.

Tudo isto é real tanto para um freelancer de Marketing de Conteúdos como para um autor. Mas muito disso pode ser resolvido através da fórmula que utilizo desde o início do meu percurso literário. Graças a ela não só consegui desbloquear, por completo, a minha criatividade, libertar a minha imaginação, ganhar mais autoconfiança, segurança, tranquilidade, motivação e talento mas também enriqueci o meu vocabulário e a articular melhor as palavras, não só na comunicação oral como também na escrita, provando a todo o mundo que a melhor comunicação é aquela que vem dentro de nós. 

Tiago Moita. 
Abril de 2021

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