segunda-feira, 5 de abril de 2021

O ICEBERG QUE NÃO SE VÊ (Tiago Moita)

 


O ICEBERG QUE NINGUÉM VÊ.

Quem vê esta fotografia tirada pelo meu pai em 2006, quando vi publicado e apresentei o meu primeiro livro "Ecos Mudos" com 31 anos, deve pensar que descobri o meu caminho muito cedo e que já sonhava em ser um brilhante, talentoso e criativo escritor. Certo?

Errado!

Por detrás desta imagem escondia-se um Tiago Moita tímido, desconfiado e cheio de bloqueios criativos e com bastantes problemas de comunicação. 

Hoje, quem me vê a dar autógrafos numa sessão de apresentação ou numa feira do livro, não imagina os tempos em que trabalhava por conta de outrem e tinha dificuldade em conciliar tempo para me dedicar à escrita e ser mais criativo na minha vida e no meu trabalho, sem perder a minha relação com a minha família e @s meus (minhas) amig@s e o meu prazer de ler e escrever o que me apetecesse. 

Não imagina o cansaço, os momentos de frustração e de desânimo em que ficava horas a olhar para uma folha de papel em branco ou para um ecrã de um computador, à espera que alguma "inspiração divina" descesse sobre a minha cabeça e me ajudasse a libertar mais a minha imaginação e a desbloquear a minha criatividade. Por detrás desta imagem, ninguém imagina o que eu passei.

E, sobretudo, ninguém imagina os momentos em que eu estive quase para desistir dos meus sonhos porque tinha dificuldades em comunicar com as pessoas, apresentar as minhas ideias, os meus sonhos e projectos, cursos e workshops e, claro, os poemas e histórias que mais gostava e desejava partilhar com o mundo sob a forma de livros. Fosse por falta de experiência, fosse por não ter encontrado o meu verdadeiro estilo, fosse pelos comentários de certas pessoas que achavam que não era suficientemente talentoso, criativo, inteligente, erudito e culto por ter descoberto o meu caminho de me tornar num criativo e escritor de sucesso com apenas...28 anos! (que, para muitos, era considerada uma idade demasiado avançada para começar um sonho, como o de ser um poeta ou um escritor criativo de muito sucesso, por exemplo).

É muito fácil julgarmos os outros por aquilo que está à superfície ou à distância dos nossos olhos tal como esta imagem que não conta, por completo, a verdadeira história por detrás do meu percurso profissional e pessoal ou a ponta de um iceberg, que nunca revela o seu real tamanho que existe debaixo de água. Por vezes precisamos de olhar para os dois lados de uma história para termos o quadro completo do(s) assunto(s) que ela aborda em vez de fazermos julgamentos precipitados acerca das pessoas que conhecemos através de rumores ou de boatos e não por aquilo que elas verdadeiramente são.

Tiago Moita. 


#TiagoMoita #Oicebergqueningueve

Sem comentários: