domingo, 25 de março de 2007

SOBRE A APRESENTAÇÃO DO 2.º LIVRO DE POESIA "UMA DEVASTAÇÃO INTELIGENTE" DE SARA F.COSTA (22.03.2007)


"UMA DEVASTAÇÃO LÚCIDA"

Foi com um enorme orgulho no peito e felicidade no coração que estive presente na sessão de apresentação do segundo livro de Poesia da minha amiga Sara Costa (perdão: Sara F.Costa) "Uma Devastação Inteligente" (Atelier Edições, 2007), naquela quinta-feira enevoada, dia 22 de Março de 2007, pelas 21H30, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo em São João da Madeira.

O auditória da biblioteca da minha terra estava completamente lotado. Entre os presentes, estavam os seus pais, familiares próximos e afastados, antigos colegas, amigos e conhecidos e, claro, o seu velho amigo de sempre Luís de Aguiar, acompanhado pela sua outra amiga, Diana Santos, ex-membros do Grupo Poético Oliveirense. Travei algumas amizades com algumas caras conhecidas - umas mais recentes, outras, de longa data -, que já não via há algum tempo. Entre elas, destaco o meu amigo Rui Guerra (A.E.J, 1986/89) e do Paulo Bastos (Gimnofísico, 1994/95), o Professor Josias Gil, o vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal de São João da Madeira, doutor Rui Costa, o nosso mais recente (grande) escritor e poeta Martz Inura (Pseudónimo de Emídio Ferreira de Aguiar) e, the last but not the least", a estrela da noite, Sara F.Costa, que não só troquei uns breves dois dedos de conversa como também enalteci a sua beleza e elegância nessa noite. 

O livro em questão foi a primeira obra reconhecida pelo Prémio Literário João da Silva Correia, lançado pela Câmara Municipal de São João da Madeira no ano passado e que, através dele, "pretende promover e consolidar hábitos de leitura e escrita criativa", além de incentivar o aparecimento de novos talentos literários.

Rui Costa, em representação do presidente da edilidade, o doutor Castro Almeida, assim que tomou o uso da palavra no acto de apresentação pública do novo poemário da Sara, teceu rasgados elogios à jovem escritora e aproveitou a ocasião para justificar a criação do prémio literário, que tem como patrono a figura de João da Silva Correia um reconhecido vulto da vida cultural da cidade.

A apresentação de "Uma Devastação Inteligente" foi levada a cabo pelo Professor Josias Gil, membro do júri que decidiu atribuição de tão significativo galardão. Depois de mostrar a sua satisfação por este evento citadino. Aquele orador reconheceu que a criação de concursos literários dá oportunidade a muitos escritores vejam nos escaparates as suas obras "porque as editoras não apostam, com facilidade, em autores desconhecidos (sic)". Josias Gil também salientou o "sentido demiúrgico desta obra",explicando "Se Deus criou o mundo pelo verbo, o poeta também o recria pelo verbo". Acrescentou também que "Neste texto, há um acto fundador de uma existência única com a realidade". E continua: "Ao ler aqueles versos, senti que havia ali uma pessoa muito especial, com uma atitude ousada, empreendedora e criativa, face ao mundo e a si própria."

Nesse sentido, o Professor Josias Gil afirmou não estar perante uma "colectânea de versinhos" mas sim, perante um manifesto existencial de alguém que não se conforma com a banalidade, com a rotina e consigo própria.

Para o filósofo e professor sanjoanense, o título da obra premiada transmite "a ideia de um mundo onde há tanta mediocridade, tanta imitação do pior, a tal ponto que uma devastação inteligente ganha um especial relevo." 

Ao terminar a sua intervenção, e numa visão profética mostrou a sua convicção de que "A Sara vai ser uma grande escritora de Poesia no futuro."

No final, a Sara brindou os presentes com a declamação de três dos muitos poemas que povoam a sua obra.

Parabéns (mais uma vez) Sara!

Tiago Moita.

Deixo-vos um poema deste (fabuloso) poemário:


"Há uma árvore no início de cada presságio"


"Há uma árvore no início de cada presságio
e um fogo intermitente a talhar a árvore.
Há diálogos rasgados
entre as pedras e as estrelas.
Há um lugar próximo do esquecimento
que se move na saliva vermelha 
dos espelhos."

SARA F.COSTA
"Uma Devastação Inteligente"
Atelier Edições
2007

Sem comentários: